Doença Alzheimer: As Dificuldades Enfrentadas Pelos Familiares

23/08/2021

Você já deve ter escutado sobre ou conhecido alguém com a Doença de Alzheimer. Muito se é abordado sobre o tema e suas dificuldades e isso é essencial para a compreensão sobre a doença. Porém o objetivo deste texto é diferente, o foco será nos cuidados e informações que podem ser oferecidos aos familiares do paciente com Alzheimer (DA). 

Os familiares tem fundamental importância no tratamento da Doença de Alzheimer. E entendendo esse forte papel é primordial oferecer apoio, informações e suporte psicológico a esses familiares. 

Além do paciente, a vida dos cuidadores também é modificada. Eles precisam se reestruturar e se reorganizar para dar conta dos cuidados necessários que uma pessoa com DA exige. E isso, pode trazer a tona estresse, diminuição da qualidade de vida, problemas nos relacionamentos como também problemas na saúde. 

A família enfrenta desafios durante o tratamento. Um deles é a necessidade de adaptação aos sintomas pois estes podem se agravar ou aparecer novos e com isso, os familiares precisam se flexibilizar e passar por constante manutenção devido as demandas variadas. 

Outro ponto importante que os familiares precisam lidar é com o fato da Doença de Alzheimer ser degenerativa e sem cura. Muitos relutam com o tratamento pois acreditam que a "batalha" está perdida. Esse pensamento é bastante compreensível mas não podemos esquecer que, hoje, pode-se oferecer ao paciente uma qualidade de vida no processo. A luta não é para ganhar a batalha mas sim, por mais tempo. 

Outro desafio é as estratégias criadas para cuidar dos pacientes. A estratégia usada e que funciona deve ser repetida sempre até que deixe de funcionar devido a evolução dos sintomas. Sabe aquele ditado: "time que está funcionando não se mexe"? Pois esse ditado funciona perfeitamente nesse caso! Quando a estratégia não funcionar mais aí sim, deve-se buscar novas. 

Informações, ajuda profissional, qualidade de vida e suporte psicológico são recursos que os familiares podem utilizar durante o tratamento. Hoje, pode-se encontrar grupos de apoio onde podem ser compartilhadas informações, dificuldades e estratégias de enfrentamento sobre a DA. 

Se você é familiar de alguém com DA não enfrente todas essas dificuldades sozinho, busque ajuda! 


© 2022 Lígia Amorim - Psicóloga CRP 02/20143
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora